Avaliação Psicológica

Resuminho: Personalidade, Transtornos Mentais, Inteligência: estes são alguns dos muitos aspectos conhecidos através da Avaliação Psicológica!

Avaliação Psicológica é um processo realizado por um psicólogo para avaliar aspectos psicológicos de uma pessoa, como se fosse um “retrato” de como o indivíduo está no momento da avaliação, oferecendo dados tanto quantitativos como qualitativos. Para tanto, são utilizadas ferramentas da psicologia, como entrevistas e testes psicológicos.

Na Avaliação Psicológica pode ser avaliado: personalidade; estresse; habilidades sociais; orientação profissional; inteligência; psicomotricidade; funções cognitivas como memória, atenção, aprendizagem, linguagem, resolução de problemas, capacidade de planejamento, capacidade de organização, raciocínios abstrato e lógico, organização e coordenação visuo espacial; ou mesmo o psicodiagnóstico de transtornos como TDAH, Ansiedade, Depressão, Dislexia, Demência entre outros. Assim seus resultados servem como base para intervenções por parte dos Profissionais que acompanham o paciente.

A Avaliação Psicológica pode ser importante para o rastreio, diagnóstico, diagnóstico diferencial de transtornos mentais; verificar características preponderantes; classificar o nível, intensidade ou grau de uma característica; monitoramento características para verificar se persistem, aumentaram ou remitiram; além de oferecer bases para intervenções.

A Equipe de Psicologia do Vida Mental oferece o serviço de Avaliação Psicológica, garantindo atendimento humano e de qualidade.

Orientações para a Avaliação

  • Venha com disponibilidade de horário (3 horas)! Não marque nenhum compromisso para “logo depois” da avaliação.

 

  • Venha alimentado, descansado, desperto e com roupas confortáveis. O fato de não estar sentindo-se bem pode influenciar os resultados de sua avaliação.
  • Venha acompanhado por alguém próximo, de sua convivência. Esta pessoa poderá passar informações importantes para a avaliação.
  • Traga documentos de outros profissionais de saúde que possam contribuir com a avaliação.