Esquizofrenia

Esquizofrenia

 

Young man overwhelmed with bad news with hands on his head in distress.

A esquizofrenia é permeada por muitos mitos. Infelizmente, a história de preconceitos acerca deste transtorno mental ainda hoje dificulta o acesso de quem precisa de tratamento. No consultório não é incomum pacientes e familiares perguntarem “O que é Esquizofrenia?”, pois pouco se fala sobre esta doença, havendo ainda muita desinformação.
A esquizofrenia é um transtorno crônico, caracterizado por sintomas psicóticos (delírios ou alucinações), pensamento desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal (que dificultam atividades cotidianas), e sintomas negativos. Em geral tem início no final da adolescência ou começo da vida adulta.
Os delírios são distorções no pensamento, crenças fixas sem base na realidade,como os delírios persecutórios. As alucinações são distorções da percepção, percepções vívidas e claras sem estímulo externo, como alucinações visuais (ver coisas que não existem, como uma pessoa que não está lá), auditivas (escutar coisas que não existem, como uma voz de comando), táteis (sentir estímulos táteis que não existem, como bichinhos andando pelo corpo), entre outras.
Vale ressaltar que para a pessoa que está psicótica os delírios e as alucinações parecem de fato reais, e se mantém fixos mesmo com evidências claras do contrário.
Os sintomas negativos mais comuns são a diminuição da expressão emocional (rosto, gestos, fala) e redução em atividades de iniciativa próprio, motivadas, com uma finalidade.
pouco interesse em participar de atividades profissionais ou sociais.
Não há cura para a esquizofrenia, mas há tratamento. Na maioria dos casos o tratamento deve ser ambulatorial, não havendo necessidade de internação. A pessoa pode ter uma vida plena, autônoma e social independente se seu diagnóstico.
Agende aqui uma avaliação ou consulta com psiquiatra para falar sobre esquizofrenia.

Quer saber mais sobre esquizofrenia?
Leia aqui nossos artigos sobre esquizofrenia!
Assista aos nossos vídeos sobre esquizofrenia no Youtube!